sexta-feira, 5 de junho de 2009

São Paulo, hoje e ontem.

Todas as cidades brasileiras se desenvolveram muito durantes todos esses anos, mas é perceptível que de todas a que apresenta um avanço mais nítido é a capital paulista.
Pensando nisso, o fotógrafo, designer e professor da Universidade Federal de São Paulo, Yuri Bittar reuniu um grupo de 60 profissionais envolvidos com fotografia para realizar o seu projeto mais audacioso.
Divididos em oito grupos, cada um deles recebeu uma fotografia da antiga São Paulo. Com essa imagem nas mãos, o objetivo deles era descobrir de onde ela foi tirada, o ângulo usado e até mesmo a máquina utilizada.
Uma das participantes deste movimento, a jornalista Déborah Silva comenta que reproduzir uma foto tendo como base um retrato antigo pode mostrar o quanto o tempo modificou a cidade: “eu achei muito legal a idéia de dar uma foto para reproduzirmos, a cidade de São Paulo mudou muito durante os anos e é muito gostoso analisar isso por fotografias”.
Depois de capturadas as fotografias, foi feito um trabalho gráfico que permite ao observador a perceber nitidamente a diferença entre as duas épocas. O ensaio foi entitulado “São Paulo - Visões da Cidade Fragmentada” e atualmente está sendo exposto no salão da reitoria da UNESP. “Acho que foi um sucesso. Dividimos a turma em 8 grupos, e cada grupo teve o desafio de decifrar uma antiga foto, descobrir de onde é, de que ângulo foi feita, etc., e depois tentar refazê-la, ou seja, tentar fotografar do mesmo ponto de vista, da melhor maneira possível”, comenta o organizador do evento Yuri Bittar.
Sem dúvida, o trabalho do Yuri representa muito mais que apenas cliques soltos pelas ruas, traz a consciência da preservação do tempo tendo os como base a memória. A fotografia tem este papel: imortalizar momentos.

4 comentários:

  1. amo o gouvea por não ter umas idéias assim nas nossas aulas!
    =P

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram muito bem mesmo, foi sim senhora uma boa ideia.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  3. irada a ideia, quanta gente inteligente nesse mundo ne?
    :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela citação! Realmente foi muito legal. Neste sábado fizemos em Santos. Participem da próxima.

    ResponderExcluir