segunda-feira, 22 de junho de 2009

Várias janelas.

Um trabalho brilhante, de um fotógrafo igualmente grande. É nisso que se pensa quando se tem contato com um ensaio como o de Júlio Bittencourt. "Numa Janela do Edifício Prestes Maia 911” é uma série de retratos dos moradores daquele gigantesco prédio de São Paulo, captados à medida que iam aparecendo em cada uma das 364 janelas. O prédio é histórico, tanto pela arquiterura antiga, quanto pela ligação dele com o MSTC (Movimento Sem Teto do Centro). Desde que o edifício foi fechado, as famílias que residem lá são as que viviam nas principais ruas do centro paulista.

O objetivo de Júlio não foi retratar a pobreza, nem o que existia dentro dos apartamentos. O que ele próprio queria mostrar com as imagens era a visão que aquelas pessoas tinham do exterior daquele edifício. Nas fotos pode-se ver que apesar de todas as problemáticas envolvidas, os personagens enxergam o mundo que existe fora daquela realidade.

Uma família inteira observa algo no céu a partir de uma das janelas.

O resultado do projeto foi exposto em 2008 e causou grande repercussão. Com isso, o fotógrafo lançou esse ano o livro que reune todas as imagens capturadas.

A série de fotografias recebeu importantes prêmios internacionais como o Oskar Barnack Prize 2007 (Leica Camera AG, Alemanha) e o Aperture Portfolio Pick 2007 (Aperture Foundation. Vale realmente a pena visitar o site do fotógrafo e conhecer mais sobre esse e outros trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário