segunda-feira, 8 de junho de 2009

Entrevista: Fábio Goveia.

Professor da Universidade Federal do Espírto Santo, Fábio Govea ajudou a colocar em prática um desejo antigo dos alunos. O Grupo de Fotografia reune alunos interessados em estudar e praticar a fotografia em suas diversas formas.

Nessa entrevista Goveia conta como surgiu seu interesse pela fotografia e de que forma iniciou sua carreia acadêmica. Assim como alguns dos profissionais que o inspiraram, desde quando entrou na graduação na Ufes, até chegar a orientar um grupo de estudo na sua área.

O professor e alguns dos alunos participantes do grupo.

- Qual a sua formação profissional?

Sou jornalista formado pela Ufes, mestre e doutorando em Comunicação pela UFRJ. Sou fotógrafo há um bocado de tempo, pois quando entrei na Ufes já trabalhava num estúdio fotográfico em Vila Velha.

- O que te fez/ quando se interessou pela fotografia?


Meu irmão trabalhava num estúdio e acabei começando como assitente dele ainda adolescente. Depois continuei na área e acabei escolhendo o curso de Comunicação por ter fotografia na grade curricular. Desde que me entendo por gente me vejo fotografando.

- Como decidiu seguir pela área acadêmica?

Depois da minha graduação, fui trabalhar no jornalismo esportivo diário. Mas sempre com texto. Acabei deixando a fotografia de lado durante um tempo, mas depois de três anos de formado, de passar pelas redações de A Tribuna e A Gazeta, decidi reatar com minha velha paixão e optei por estudar a técnica fotográfica pinhole como objeto de investigação do meu mestrado. Voltei para a área da fotografia e decidi que a carreira acadêmica seria o melhor caminho. Poder trabalhar ensinando fotografia é uma grande realização para mim.

- Qual fotógrafo julga ter sido fundamental para a história da fotografia?

Pergunta difícil essa. São muitos nomes e escolher um sempre é uma injustiça com todos os outros. Cada um teve sua importância em sua época. Mas para não deixá-la sem resposta, vou fazer a injustiça e escolher um: Ansel Adams.

- Tem algum fotógrafo que admira na atualidade? Por que?

Estou numa fase de pesquisa de fotógrafos de publicidade e jornalismo. E são muitos nomes. Mas tenho admirado muito o trabalho de Arnaldo Pappallardo e Klaus Mitteldorf. Aqui no ES gosto muito do trabalho do Marcelo Andrade, de A Tribuna. Mas como disse, fazer isso é uma injustiça. Há muitos bons profissionais em atividade. E acho que vamos ver surgir cada vez mais profissionais bons.

- De onde surgiu a idéia de montar um grupo de fotografia na Ufes? Foi por parte de alunos ou sua?

Já havia um desejo antigo de montar esse grupo por parte de professores e alunos. Mas o mérito de tirar a idéia do papel é dos alunos. Lia, Sâmya, Taciana, Pedro, Rodrigo, Alexs (Gouveia e Rosa), Coutinho... Acho que esses foram os mais insistentes no começo. Eles montaram o grupo antes mesmo que algum professor "adotasse" a idéia. E eu fui convidado para ajudar. Então sou mais um componente desse grupo, que vejo com muito otimismo. Acho que o Grupo de Foto vai ser, em breve, uma referência em fotografia no Estado.

- Quais são as principais atividades realizadas pelo grupo? O foco é mais na parte teórica ou na parte prática?

O Grupo de Foto ainda está dando os primeiros passos. Sendo assim, somos um grupo de pessoas que gostam de fotografia (nem todos são fotógrafos) e querem saber mais da técnica. Então realizamos atividades teóricas (leituras de textos, debates, exibição de filmes) e práticas (oficinas, eventos, exposições...). Mas é um projeto em construção.

- Quais são os projetos futuros? Alguma exposição?

Temos três atividades que serão realizadas nos próximos meses: participaremos do Fórum Nacional de Mídia Livre, em agosto; faremos um debate no dia mundial da Fotografia (19 de agosto); e vamos realizar uma Semana de Fotografia em novembro. Além disso temos os encontros todas as quintas-feiras, a partir das 18h, no Cemui V. Os encontros são gratuitos e abertos. Basta gostar de fotografia para participar.

7 comentários:

  1. Muito bacana a entrevista e essa Iniciativa !

    ResponderExcluir
  2. jurava que o primeiro comentário seria do malini!

    ResponderExcluir
  3. sempre quis participar desse grupo mas nunca deu. sempre é no meu horario do ingles :(

    ResponderExcluir
  4. Os grandes artistas, vêm de onde menos se espera:]

    beijo_

    ResponderExcluir
  5. Quetudo! Adorei, Nat =)
    "Acho que o Grupo de Foto vai ser, em breve, uma referência em fotografia no Estado." É o que todos desejamos! \o/

    ResponderExcluir
  6. Fábio é um dos melhores professores do curso, respeito e admiro pra caramba.
    Parabéns pela entrevista naty!

    ResponderExcluir
  7. Ei! O grupo de foto agradece pela entrevista e por dar espaço ao grupo no seu blog! Vamos publicar essa matperia no nosso clipping!

    E esperamos que as palavras do Fabio tornem-se realidade!

    Sucesso! E conte com a gente para divulgar o seu blog (ja adicionamos ele no nosso)!

    Abraços,
    Grupo de Foto

    ResponderExcluir